Os brasileiros estão gastando mais com comida
Mas isso não significa que estão se alimentado melhor. Segundo a Pesquisa IPC Maps, o gasto dos brasileiros na categoria alimentos e bebidas tem previsão de crescimento de 10% em 2024, chegando a 1 trilhão de reais. Já a previsão de gastos totais aumentou 2,5% para o mesmo período.
Embora o aumento de 10% seja um reflexo da alta no preço de alimentos, há outro índice que acompanha esse crescimento: o índice de obesidade.
O relatório da Vigitel aponta que hoje, 1 a cada 4 adultos é obeso no Brasil. Em comparação com 2006, a obesidade atingia apenas 1 a cada 10 pessoas.
Em outras palavras, o brasileiro está comendo mais (e pior).
Comida importa para Deus
Onde fica o cristão nisso tudo? Fomos criados para glorificar a Deus em todas as coisas, inclusive através da maneira como nos alimentamos.
“quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”.
Deus se importa com nossa alimentação. Quer se aprofundar? Ouça este podcast sobre uma alimentação santificada e saudável.
Espiritualizar demais não ajuda
Muito da separação feita no meio cristão entre “espiritual” e “natural” é antibíblica. Temos sofrido influência da filosofia platônica em nosso modo de viver. Essa filosofia leva a uma visão dualista do ser humano: física (inferior) e espiritual (superior), que resulta, dentre outras consequências, no desprezo com o corpo e com a saúde.
Contudo, nossos corpos são parte de quem somos. Deus nos criou seres integrais (corpo, alma e espírito) e o aspecto natural não deve ser negligenciado. Para se aprofundar nesse assunto, assista a uma aula sobre antropologia bíblica.
Em terra de deepfake, quem tem verificação é rei
Está cada vez mais difícil distinguir entre imagens ou vídeos reais dos gerados por IA — os deepfakes. Os golpistas estão cientes e têm usado a imagem de pessoas famosas para criar anúncios falsos.
Uma IA pra combater outra IA
Na última semana, a Meta anunciou que está testando uma nova forma de combater anúncios falsos. Através da tecnologia de reconhecimento facial, será possível detectar e excluir propagandas com deepfakes.
Alterar a realidade não é exclusividade dos golpistas
De filtros que modificam a aparência a fake stories para fazer sua vida parecer mais interessante, transparecer algo que não é real tem se tornado normal. A mentira tornou-se culturalmente aceita entre cristãos? Não estamos condenando o uso de filtros, mas alertando para uma possível obsessão pela aparência e para a relação doentia (e pecaminosa) com o afastamento da realidade.
Cristo viveu na realidade.
Cristo não fugiu da realidade humana. Ele despiu-se da sua glória para viver a vida ordinária e partilhar das mesmas experiências comuns que nós – nascer, chorar, comer, trabalhar…
Contudo, em vez de seguir seu exemplo, ainda estamos tentando cobrir nossa nudez com folhas de figueira. 🍃
Em busca do quê?
Likes dão a sensação de aprovação, pertencimento e amor, mas no fim do dia, somos deixados com nada além da realidade de quem somos; de frente com o vazio e a sede por mais. Nós desejamos amor, valor e pertencimento e as promessas de como obtê-los são infinitas, mas nenhuma delas é verdadeira ou completa. O mundo promete satisfação mas não pode oferecê-la pois a única fonte de satisfação verdadeira e duradoura é o Senhor.
Curadoria
🎧 Um lo-fi pra te ajudar a estar satisfeito em Deus
📚 Um livro pra te incentivar — teologicamente — a cuidar do seu corpo
🔨 Uma pregação pra te tirar da ilusão e trazer pra realidade
O que achou desta edição? Inscreva-se em nossa newsletter e receba as próximas edições direto no seu e-mail.