Brain rot foi eleita a palavra do ano em 2024 e não por acaso: esse termo, que pode ser traduzido como “apodrecimento cerebral”, tem sido usado para descrever o impacto que o consumo de conteúdos rápidos e superficiais, proveniente principalmente das redes sociais, tem na mente humana.
Avisado e comprovado
Temos sido alertados sobre isso desde a época do e-mail. A partir daí, diversas pesquisas têm demonstrado que as redes sociais reduzem a massa cinzenta, encurtam a capacidade de atenção, enfraquecem a memória e distorcem processos cognitivos. Um artigo publicado na revista Neuropsychology Review mostrou que o vício na internet provoca mudanças estruturais no cérebro, afetando diretamente o comportamento e as capacidades de um indivíduo.
O que fazer, então?
Uma das formas de combater o brain rot é intencionalmente passar mais tempo offline.
Nós preparamos um vídeo com dicas práticas pra você desligar um pouco das telas e focar sua atenção em atividades que não irão derreter o seu cérebro; pelo contrário, trarão benefícios temporais e eternos.
Nem tudo está perdido
É o que indica este artigo do Financial Times. Ele aponta que a leitura pode de reverter os efeitos do brain rot, pois, dentre outros benefícios, ela melhora a concentração e aprimora habilidades cognitivas. Por isso, especialistas sugerem integrar a leitura na rotina diária.
E como vai aquele seu plano de leitura bíblica em 2025?
Com toda essa argumentação científica, considere-se encorajado a colocá-lo em prática! rs
Acesse uma sugestão de plano aqui.
E se além de ler a Bíblia, você também pudesse se aprofundar no estudo e no conhecimento de Deus em 2025?
Este início de ano é o momento mais propício para estabelecer novos hábitos e incluir o que realmente importa em sua rotina!
As matrículas para as próximas turmas já estão abertas! Para ser nosso aluno, clique nos links acima 👆
Gostou desta edição? Inscreva-se em nossa newsletter e receba as próximas edições direto no seu e-mail.